segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Autor: Marileusa de Oliveira Reducino

Es


Tema


Arte Visual: Produção do aluno em arte visual


Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
  • Conhecer parte da produção do artista plástico Eduardo Prado;
  • Exercitar a fotografia urbana em máquina digital;
  • Reelaborar as imagens capturadas, de forma a construir uma paisagem urbana imaginária;
  • Expor e discutir com os visitantes os lugares que reconhecem nas novas imagens.
Duração das atividades
5 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Sobre arte digital:
  • Arte digital ou arte de computador é aquela produzida em ambiente gráfico computacional. Utiliza-se de processos digitais e virtuais. Inclui experiências com net arte, web arte, vídeo-arte, etc. Tem o objetivo de dar vida virtual as coisas e mostrar que a arte não é feita só a mão. Existem diversas categorias de arte digital tais como pintura digital, gravura digital, programas de modelação 3D, edição de fotografias e imagens, animação, entre outros. Os resultados podem ser apreciados em impressões em papéis especiais ou no próprio ambiente gráfico computacional. Vários artistas usam estas técnicas. Ao contrário dos meios tradicionais, o trabalho é produzido por meios digitais. A apreciação da obra de arte pode ser feita nos ambientes digitais ou em mídias tradicionais. Existem diversas comunidades virtuais voltadas à divulgação da Arte Digital, entre elas, Deviantart,CGsociety e Cgarchitect.  Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_digital   Acesso em:11/05/2010  
Estratégias e recursos da aula
Aula 1 
  • Preparar, para esta aula, uma apresentação em Powerpoint, com algumas imagens criadas pelo artista Eduardo Prado;

O artista Eduardo Prado em seu ambiente de trabalho. Foto Disponível em: http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL780121-15526,00.html   Acesso em:11/05/2010.
  • Acompanhar e explicar aos alunos, através das imagens, o processo de criação do artista Eduardo Prado;
  • Exercitar, com os alunos, a leitura de imagens a partir da projeção dos slides;



Fotos Eduardo Prado 2006 (detalhes) – (FARIA, Eduardo Prado. Linhas da cidade:um olhar sobre a paisagem urbana da imagem digital.Monografia. Uberlândia, 2008, p.29).

  • Explicar aos alunos que o artista incursiona-se pela cidade com uma câmera fotográfica registrando a arquitetura da cidade, por meio da objetiva de sua máquina digital: que o mesmo, posteriormente, reelabora as imagens capturadas, transformando-as em espaços diferentes dos conhecidos e transitados pelos moradores da cidade, retirando das imagens, ainda, as cores e os elementos que possam interferir nessas, tais como: fios, postes, carros e outros;


Eduardo Prado, Conjunto 02, 2007. Imagem digital (Disponível em: FARIA, Eduardo Prado. Linhas da cidade:um olhar sobre a paisagem urbana da imagem digital.Monografia. Uberlândia, 2008, p.48).

  • Dizer aos alunos que o artista Eduardo Prado depois de trabalhar somente com as linhas que contornam as imagens, adiciona cores em seus desenhos;


Eduardo Prado, Conjunto Estendido (detalhe), 2007. Imagem digital (Disponível em: FARIA, Eduardo Prado. Linhas da cidade:um olhar sobre a paisagem urbana da imagem digital.Monografia. Uberlândia, 2008, p.51).

  • Falar para os alunos que para a exposição coletiva “Inventários Urbanos” realizada no ano de 2008, o artista conservou as imagens registradas, usou a monocromia e continuou organizando as arquiteturas, recriando novos espaços urbanos numa cidade inventada a partir dos elementos reais que a constitui;





Eduardo Prado, Inventários Urbanos. Imagem digital. Fotos: Acervo - Marileusa Reducino.

  • Lembrar aos alunos que o trabalho deste artista tem como foco principal a preocupação com a preservação de imóveis e lugares representativos para a história da cidade;
  • Levantar questões que levem o aluno a refletir sobre as imagens utilizadas na composição das obras de Eduardo Prado;
  • Solicitar de cada aluno a socialização de suas percepções e sentimentos;
  • Pedir para os alunos estabelecerem uma relação entre as imagens da obra de Eduardo Prado e as suas correspondentes no perimetro urbano da cidade;
  • Ampliar um mapa urbano da cidade e fixá-lo na parede da sala de aula;
  • Pedir aos alunos que localizem, no mapa, as imagens identificadas nas imagens projetadas e percebam o trajeto do artista;
  • Solicitar que os alunos tragam para a próxima aula, máquinas fotográficas digitais e/ou celulares com câmeras digitais.

Aula 2 

  • Organizar um ônibus para o transporte dos alunos;
  • Elaborar um percurso pelo qual os alunos poderão observar e fotografar diferentes lugares da cidade;
  • Priorizar lugares nos quais os alunos percebam a oposição, nas arquiteturas da cidade, entre o antigo e o contemporâneo;
  • Dizer aos alunos que deverão fotografar, durante o passeio, as arquiteturas observadas;
  • Respeitar durante o trajeto, as escolhas dos alunos quanto a lugares e ângulos a serem fotografados.

Aula 3 
  • Reservar o laboratório de informática para esta aula;
  • Solicitar dos alunos, depoimentos sobre a atividade realizada na aula anterior;
  • Conectar, nos computadores da sala de informática, com os respectivos cabos USB, as máquinas e/ou celulares que armazenam as fotos dos alunos;
  • Apreciar com os alunos as imagens capturadas na aula anterior;
  • Selecionar, em conjunto, 3 fotos de cada aluno, para serem impressas;
  • Orientar a impressão das fotos escolhidas, em papel A4 e, arquivá-las na pasta do aluno para serem utilizadas na próxima aula.

Aula 4 
  • Entregar para cada aluno uma folha de papel cartão, ou cartolina no tamanho A3, bem como as 3 imagens impressas na aula anterior;
  • Pedir aos alunos que recortem as imagens, retirando destas, as arquiteturas registradas;
  • Solicitar aos alunos que, de posse das imagens recortadas, recriem, por meio da colagem, sobre a folha de papel cartão, uma cidade iventada, tendo como referência o trabalho de Eduardo Prado apresentado na aula 1.

Aula 5
  • Expor as colagens nos corredores da escola para apreciação dos alunos e da comunidade escolar;
  • Ampliar um mapa urbano da cidade e fixá-lo frente à exposição dos trabalhos dos alunos;
  • Solicitar aos alunos que, durante os recreios da semana, permaneçam frente a seus trabalhos para perguntarem aos visitantes se estes reconhecem nas imagens expostas, as arquiteturas apresentadas e se conseguem localizá-las no mapa.  
Recursos Complementares
  Inventários urbanos: a situação do olhar como potência. Disponível em:  Acesso em: 11/05/2010 http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache%3A4vDDdfKLxXEJ%3Awww.anpap.org.br%2F2008%2Fartigos%2F146.pdf+invent%C3%A1rios+urbanos+eduardo+prado&hl=p 
Avaliação
  • A avaliação, neste trabalho, será realizada durante o desenvolvimento das aulas, tendo como enfoque: a compreensão do processo criativo do artista Eduardo Prado; a participação no exercício da fotografia urbana; a reelaboração das imagens em uma cidade inventada e a desenvoltura e domínio dos alunos nas conversas com os visitantes, sobre os trabalhos expostos.

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